Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/comunidadepovo/public_html/includes/BancoDeDados.php on line 6
Comunidade Povo Livre
/ Edificacao / CONVERTENDO O CORAÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS
Imprimir notícia

Tamanho da letra

11/08/2015 às 23:25 por Edificacao
CONVERTENDO O CORAÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS
Texto: Mal.4:5-6
créditos: Comunidade Povo Livre

Texto: Mal.4:5-6 ?5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; 6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição. ?

Precisamos crer que nossa missão também é essa ? converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, a fim de que haja uma unidade de propósito para servir ao Senhor.

NO VELHO TESTAMENTO A IMAGEM DE DEUS É DE SENHOR DISTANTE E PERIGOSO  

No V.T. se houvesse algum tipo de pecado na vida do sacerdote que ministrava ao Senhor ele morria. No dia de ministrar ao Senhor o sumo sacerdote nem podia dormir, para que não corresse o risco de ter algum sonho impuro e ser achado indigno de estar na presença de Deus e morrer. Ele entrava no lugar sagrado com uma corda amarrada na cintura para no caso de morrer ser retirado lá de dentro, pois ninguém podia entrar naquele lugar onde estava a arca da presença de Deus.

JESUS MUDA ESSA IMAGEM ? DEUS É PAI - Em Mat. 3:17

17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Deus chama Jesus de Filho querido que me dá muita alegria. Nesse dia Deus mostrou ao mundo que tinha um filho na terra ? Jesus. Não o chamou de servo, nem de profeta, mas de Filho. Essa é a maior revelação de Jesus no N.T ? Deus é pai - Veja o que Paulo nos fala em Rom. 8:15 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. Esse termo, ?Aba, Pai? indica intimidade, familiaridade, coisa que no velho testamento não existia para com Deus. ?Aba? significa ?paizinho?, um termo que reflete amor e carinho do pai com o filho. Esse é o modo como Deus quer nos tratar ? carinhosamente.

A IMAGEM DE PAI TEM SIDO DESTRUIDA

O pai terrestre é apenas uma figura temporária do verdadeiro pai que é Deus, porém quando esse pai trata mal o filho, ele está destruindo a imagem de Deus como pai. Por isso muitos não querem intimidade com Ele e se não houver restauração dessa imagem, nosso relacionamento com Deus pode ser prejudicado, pois Ele também é pai.

TEMOS QUE RESGATAR A IMAGEM PERDIDA DE PAI

Nossa tendência é projetar a imagem distorcida do pai terrestre para o pai celestial, por isso é necessário que sejamos curados em nossa alma.


Veremos 5 coisas que os pais fazem para projetar a imagem de Deus.

1.Pais passam a imagem de autoridade

Homens e animais fazem associações de situações e fatos. Quem teve um pai ruim vai associar que Deus também é ruim. O profeta Oséias diz que Deus cuidou do seu povo como um pai cuida de seu filho, para que tivessem uma boa imagem dEle. Oséias 11:1-4. 1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. 2 Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. 3 Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. 4 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.

 Uma imagem ruim de pai, gerada por maus tratos e maus exemplos agride a autoridade de Deus como pai. Muitos fogem dele, não gostam de orar, de levar seus problemas para Ele, de falar de suas fraquezas por causa disso. Um pai que faz o filho sofrer estraga a imagem de autoridade de Deus sobre seus filhos.

2. Pais passam a imagem de fidelidade ? Salmos 40:11

 10 Não tenho guardado para mim mesmo a notícia da tua salvação. Tenho sempre falado da tua fidelidade e do teu poder salvador. Nas reuniões de todo o teu povo, não fiquei calado a respeito do teu amor e da tua fidelidade.

Esse texto nos fala da segurança que temos quando confiamos na fidelidade de Deus. Um pai quando passa por dificuldades várias e mesmo assim continua protegendo os filhos, mantendo a família unida, serve de exemplo para os filhos quando eles também tiverem seus momentos de lutas e provas. Mas quando um pai abandona sua função de provedor, protetor dos filhos e mantenedor do lar, passa uma imagem de que Deus também não será fiel em tempos difíceis.

3. Filhos tem que conhecer a generosidade do pai ?Mat. 7:7-11
 

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

 

Em certos momentos quando algo é danificado, os pais são tentados a mostrar aos filhos que as coisas valem mais do que eles. Nesse momento, o pai que teme a Deus deve se lembrar que nenhum objeto ou bem material tem mais valor do que a vida do seu filho. Se não fizer isso, passará a imagem de que Deus só nos quer para obter coisas e para que trabalhemos para Ele. Quando surgem situações de prejuízo financeiro ou moral, os pais devem demostrar generosidade. ? Pai generoso é o que dá o que os filhos precisam e não o que merecem.

4. Afeição dos pais

Quando surgem situações de perigo e medo nos filhos, o pai é quem deve mostrar afeição e aconchego e não cobrar por algo que não conseguiram fazer. O pai que não reconhece a limitação do filho, e o ridiculariza e não lhe dá aconchego passa a imagem que Deus Pai também é assim ? só gosta de nós quando somos bonzinhos. Mas Deus nos ama e cuida de nós em toda e qualquer situação. Deus faz festa conosco. Sofonias 3:17-18 ? 17 O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.  18 Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, eu os congregarei, estes que são de ti e sobre os quais pesam opróbrios.

5. Pais devem demonstrar aceitação 

Um pai deve sempre aceitar seu filho, mesmo quando fizer coisas erradas, pois o filho nunca deixará de ser filho. É assim que Deus nos trata. Gal. 2:16 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Não importa o erro que cometemos, sempre seremos aceitos por Deus quando nos arrependemos e voltamos para Ele.

CONCLUSÃO

Pais são a primeira imagem que temos do que Deus é para nós. O diabo quer danificar isso, e cabe a nós não permitir e preservar a verdadeira imagem de Deus como Pai, sendo bons pais para nossos filhos. Converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais significa viver como uma família onde há honra e respeito mútuos, e isso vai gerar felicidade, pois é assim que Deus planejou quando nos criou. Ao fazer isso estaremos restaurando a verdadeira imagem de Deus como pai. Podemos tomar essa decisão hoje.


BAIXAR



Espalhe por aí


Comentários
Deixe seu comentário